.

.

.

.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

3º Desafio das 12 Horas Gaia Espotes - 17/05/2015 (3ª Corrida de 2015)

            Pela primeira vez em minha história nas corridas decidi ir em uma prova de Ultramaratona tão em cima da hora, cerca de 10 dias antes que fiz a inscrição, uma das mais baratas no Brasil hoje em dia, custou R$150,00.
Chegava o dia da viagem e parti na quinta pois o local (Piracicaba-SP) com cerca de 800 km de viagem não tinha outra opção a nãao ser viajar com 2 dias de antecedência da prova.
Após 12 horas de viagem chegava na linda Piracicaba. sexta-feira véspera da prova fui conhecer a cidade, retirar o kit.

kit oferecido.

Aquela massagem no shopping. Rs.
            Ainda aproveitei para conhecer o local da prova, o Parque da Rua do Porto.
Parque, local da prova.

Jantar na noite de sexta com amigos e atletas.
Amanheceu o sábado e parti pra prova, cheguei bem em cima da hora da largada, e logo logo ja foi dada a largada.
Largada.

Adicionar legenda



       Como sempre procuro fazer nas provas de 12 horas, saí bem cauteloso, até porque a prova ocorreria durante o dia, enfrentaria sol, calor e outras adversidades, e passe a 1ª hora bem atras na classificação geral e tomando varias voltas de atletas que saíram bem mais forte que eu.



Na segunda hora estava em 9º lugar e com varias voltas atras dos ponteiros que continuavam muito fortes, tanto que a diferença era de quase 7 km, mas pensava que essa galera uma hora ia sentir. E firme seguia passada após passadas.

Parcial das 2 horas de prova.






          Já da 2ª para a 3ª hora sem forçar o ritmo ganhei algumas posições o que me deu muito ânimo, alcancei a 5ª posição geral, na verdade tive que controlar as emoções para não deixar o corpo me levar a um ritmo que pudesse me comprometer mais ao fim da prova.

Momento que assumi a 5ª posição geral, com quase 3 horas de prova.



E volta após volta chegava perto do meio dia, o sol começou a castigar e a grande maioria dos atletas já era nítido o calor afetando suas performances e foi onde fiz minha primeira parada de minutos para ir ao banheiro, olhava o GPS e este marcava minha passagem no km 40 com 3:58 horas, quilometragem bem satisfatória para uma prova de 12 horas.

Minha passagem do outro lado da pista, já protegido pelo chapéu do sol que já castigava.

          Voltei da parada rápida e seguia firme e logo a 5ª hora já era chegada, bati a marca de 50 km nesse período tudo indo certo, alimentava me constantemente, fato importante a se abordar, a organização dessa prova (Gaia Esportes) esteve impecável, foi disponibilizado frutas, isotônicos, água, whey, pamonha, macarrão, batata cozida e outras alimentações mais que nem lembro, (risos).
           E quando anunciaram no sistema de som da prova o resultado da 5ª hora, para surpresa, já estava em 3º, novamente fui tomado de adrenalina e todos hormônios que trazem felicidade e precisei me controlar para não forçar o ritmo planejado.

Parcial de 5 horas.


Alimentação que mencionei.

Mais alimentos.
Alcancei a 6ª hora muito bem, mas a partir desse momento comecei a sentir alguns incômodos, e vi meu ritmo diminuir, o que era 6'/km passou para 7'/km e precisei demais usar minha experiencia em provas de endurance e controlar a cabeça, sempre comento com amigos que em Ultras passamos por vários momentos ruins e que precisamos esperar que vai voltar ao normal, nesse caso pode ser alguma alimentação que não foi reposta no ideal, enfim minha esposa que me acompanhava na prova me trouxe um pastel com coca-cola e fiz uma outra parada e comi calmamente e voltei a correr.







          Porém com essa parada mais demorada perdi a 3ª posição na minha volta a corrida, mas não me abalei conforme ia correndo o corpo ia melhorando novamente, e nada mudou nas próximas horas, isso quanto a colocação dos atletas. e já chegava a 10ª hora de prova, a partir daí sim muitas emoções vivenciei nessa prova.


Parcial de 10 horas.
           Passada as 10 horas, comecei a observar os atletas que lideraram a prova desde o inicio sentirem o ritmo forte do inicio, tanto que observava eles caminhando, foi quando com aproximadamente 10:30 horas de prova o primeiro colocado passou mal e teve que ser atendido pela equipe médica e teve que abandonar a prova, por volta de 11 horas recuperei a 3ª posição e a adrenalina me tomou conta, passei a correr abaixo de 5'/km. Com isso comecei a ficar de olho no 2º colocado e este atleta estava caminhando e parei rapidamente na tenda de cronometragem e me informei e vi que estava 5 voltas atrás deste atleta isso faltando 40 minutos para a prova acabar, não pensei duas vezes, passei a imprimir ritmo muito forte, sentia dores e aumentava ainda mais o ritmo com isso fui tirando essas voltas e com isso chegando a uns 10 minutos pra acabar e eu forçando ainda mais o ritmo. Com esse esforço todo ultrapassei o atleta na última reta do percurso e cruzei a linha de chegada na frente dele, conquistando assim o 2º lugar geral nos últimos minutos de prova, uma alegria que não da pra descrever, essa que senti. A diferença foi de apenas 32 segundos a minha para o 3º colocado.

Abrindo a última volta, a mais importante da prova.

Fechando a prova e conquistando a 2ª posição geral nesse momento.









Percorri 109,540 metros, porém oficialmente na prova é até 12 horas, o que deu 108 km, minha melhor marca em provas de 12 horas até o momento.



Resultado final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário