.

.

.

.

domingo, 22 de junho de 2014

4º Ultra Desafio 80km (9ª Corrida do ano)

        
            E chegou o dia de encarar minha 8ª Ultramaratona, essa nas montanhas de Sana, Frade, Glicério (distritos de Macaé), ano passado competi nessa prova, esse ano até 30 dias antes da prova não tinha certeza de minha participação pois eu teria que trabalhar nesse dia, porém consegui trocar e corri e fiz minha inscrição. Sexta (20/6), Elias, Fabio e eu partimos rumo a Sana, local da largada e onde passaríamos a noite, chegamos por volta das 19 horas, já participamos do congresso técnico da prova e depois jantamos, as 23 horas já estávamos deitados pois tínhamos que acordar as 4 horas da manhã, a largada seria as 5.

Alguns ultras reunidos após o congresso técnico.
Pousada Sanadum, local de largada da Ultramaratona.
Fabio e eu.
Elias e Fábio.
         A noite passou em um piscar de olhos, as 4 estávamos de pé, tomamos café e as 4:50 da manhã já estávamos reunidos no local da largada.

Meu amigo Fabricio e eu, pouco antes da largada.
                                  Foi feita uma oração e logo estávamos alinhados para a largada

Atletas em momento de fé antes da largada.




Combinamos pouco antes  de largar de irmos juntos em um ritmo tranquilo, pois estava totalmente escuro, largada dada, dois atletas começaram em um ritmo mais forte, fiquei em um grupo de 5 corredores, passado os primeiros 8 km, o dia clareava, mas nosso grupo mantinha um ritmo de 6:20/km, conversávamos, dávamos risadas e os km passavam sem nós percebermos, por volta do km 20 alcançamos os dois corredores que tinha saído mais forte, nesse momento o ritmo já estava em 6/km e continuamos bem tranquilos, porém o grupo reduziu e passou a liderar a prova Fabricio, Ricardo, Maurício e eu, após o km 25 tínhamos de enfrentar um subida bem intensa e nesse ponto o Ricardo perdeu contato e seguimos em 3 corredores, cume da ladeira alcançado os próximos 6 km eram em declive total, foi onde o ritmo era em torno de 5/km e os corredores a todo momento iam se testando, cada momento um liderava e por volta do km 30 a liderança da prova passou a ser minha e do Fabricio, logo alcançamos o primeiro posto de hidratação e reabastecimento no km 32 na localidade Frade.


Pouco antes do km 20 o grupo de 5 corredores.

Momento em que passamos a liderar a prova.



Eu e Fabricio chegando ao primeiro posto no km 32.
Posto de reabastecimento.


Após esse primeiro posto comentava com Fabricio que esse trecho seria muito duro, pois era muitas subidas e descidas e realmente esse trecho foi duro de passar, começamos a sofrer um pouco, mas sempre íamos incentivando um ao outro a continuar que as coisas iam melhorar, e assim acontecia, ia nos alimentando, trocando umas ideias, curtindo a bela natureza que nos rodeava, e cada vez mais os km ficavam para traz, foi quando alcançamos o segundo posto no km 51, porém neste posto resolvemos perguntar como estava o terceiro colocado, um guarda florestal nos disse que ele deveria estar 1,5 km atrás de nós, me preocupei com essa distancia e comentei que tínhamos que ser firmes e tentar se distancia o máximo que pudéssemos e assim fomos puxando o ritmo cada vez mais e rompíamos subidas, descidas a um ritmo de 5:30/km em média, acredito que decidimos a 1ª e a 2ª colocação nesse trecho onde conseguimos correr fortes em trechos muito duro da prova, porém no km 58 comecei a abrir um pouco do Fabricio pois continuava preocupado e continuava forçando o ritmo e logo alcançamos o 3º posto de reabastecimento uns 300 metros na frente, onde fiquei sabendo que o Ricardo que se encontrava em 3º.


Minha chegada no 3º posto no km 60 da prova.
           A partir deste posto continuei em ritmo firme e comecei a ter pensamentos da linha de chegada se conseguiria essa vitória, pois isso era novo para mim, sonhava em algum dia ganhar uma Ultramaratona, mas não acreditava que isso estava se tornando real, logo atingi o km 67 e cheguei no pior trecho da prova onde tínhamos que passar por uma serra com alto grau de dificuldade, tamanha essa que praticamente não tem como correr, só andar e subir, subir e subir e passada após passada ia vencendo esta serra e logo alcancei o cume dela, a partir disso era só descida e muito técnica onde o terreno era pasto em meio a bois, o caminho era feito por trilhas, após 74 km descer isso tudo não era a melhor coisa a  fazer, quando me sentia fraco procurava  pensar na chegada, na vitória que estava porvir e assim fui vencendo esse duro caminho, foi quando alcancei um trecho de 4 a 5 km de paralelepípedo um trecho doloroso com subidas e descidas, mas passei com calma e quando me dei conta já estava na avenida principal de Glicério, logo avistei a linha de chegada, foi um momento indescritível para mim, com sentimentos únicos, foi gostosa essa primeira vitória em uma Ultramaratona.
         Terminei os 82 km do percurso em 9:18 hrs.

A poucos metros da linha final,, não contive o sorriso.
         Fabricio em sua 3ª participação em Ultras manteve a segunda posição geral e fechou a prova com 10:07 hrs.

Fabricio em sua chegada.
          Elias e Fábio completaram a corrida felizes e sorridentes, meus parabéns a esses dois guerreiros que sabem curtir um montanha.


Os cumprimentos a Fábio e Elias.

Premiação  masculino geral.


Esse terá um local especial 

A altimetria até os 73 km de prova, pois meu GPS acabou a bateria não marcando a prova toda.


4 comentários:

  1. Grande Geazi, boa noite a cada linha do seu post a cada foto dos kms que vc passava eu me sentia na prova, pois já corri ela 3 vezes e sei o quão é desafiador essa prova, dificil pacas mas o percurso lindo demais...Não pude estar com vcs fisicamente, mas estive pensando em todos vcs para que fizessem uma brilhante prova...Meus parabéns pela Ultra conquistada rapaz vc deu showww....Parabéns...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo obrigado pelas palavras e com certeza vc fez falta, afinal esta prova já tem sua cara, ano que vem com certeza estaremos juntos nessa, abraços e bons treinos!

      Excluir
  2. Parabéns, garoto, prova dura mesmo e com calma e sabedoria foi se divertindo e venceu. Parabéns mesmo, grande feito. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, realização de um sonho mesmo, obrigado pelas palavras

      Excluir