.

.

.

.

terça-feira, 11 de março de 2014

3ª Ultramaratona 12 Horas de Macaé (2ª corrida do ano).



          Enfim chegou o grande dia (8 de março) fiquei tão ansioso por ele nesse inicio de ano, foram 2 meses de treinos intensos a sua espera. Acordei as 8 horas, meu pensamento, a prova, é claro! As horas foram passando e as 14 horas parti rumo a Macaé, na companhia da minha família e do atleta Elias Figueira, em Campos o atleta Fabricio Bastos se juntou ao grupo, chegada em Macaé as 17:30 procuramos logo montar nossa tenda para que nossa equipe de apoio pudesse ter o mínimo de conforto possível.
Local onde nossa equipe de apoio passou a noite.
          Após acomodarmos nossa equipe fomos retirar nosso kit, feito isso, começamos a nos concentrar na prova. Nossa conversa era sobre o clima, comentei que a prova seria dura, pois ventava muito, estava  frio e de repente lá veio ela, a chuva. Mas se estava ruim para nós estaria para todo mundo.

Local da retirada dos kits.
Momentos antes da largada.
           Ás 20 horas foi dada a largada da prova.

Largada.

          Minha estratégia para essa prova foi decidida logo no início dos treinos, sair forte tentando acompanhar os lideres da prova e se eu conseguisse me manter em um ritmo forte até a metade da prova, tentar dar trabalho aos feras na segunda metade da prova. Assim fiz, larguei bem, na primeira volta já passei em segundo geral, 1º km passei para 4'38"/km e fui acompanhando a galera da frente, os primeiros 18,5 km foram corridos em 1:36'22", com média  de 5'13"/km, muito forte na minha opinião para uma prova de 12 horas, mas não me arrependo pois testei meu corpo e hoje me conheço um pouco mais. Abaixo km a km desse inicio de prova, é só clicar na imagem.







         Com 3 horas de prova comecei a sentir dores no tornozelo e já estava fraco, resultado do início com ritmo forte, parei na tenda, troquei de tênis, me alimentei e voltei em um ritmo mais leve em torno de 6'/km, mas já sentia para correr nesse ritmo, com 6 horas de prova parei novamente, exausto, com vontade de desistir da prova, estava literalmente quebrado! Mas como sou teimoso, não dou bola para o cansaço, me alimentei com calma, fiz uma boa reposição de líquidos  e voltei. Foi quando chamei o  Fabricio que já estava muito bem na prova, para corrermos forte até onde desse. Renasci das cinzas!!! Corremos uns 40 minutos em ritmo de 5'/km baixo, fui me mantendo assim até não aguentar mais, depois disso fui alternando entre trotes e caminhada.

Um dos momentos da prova em que caminhar estava difícil.


Trocando uma ideia com Ricardo enquanto Fabricio ainda corria.


          E com 9 horas de prova fui avisado pelo Davi Pessanha que eu estava em segundo na categoria, com somente uma volta atrás do primeiro, saber disso foi animador. Parti para o ataque, corri até conseguir colocar 5 voltas de vantagem e depois disso foi só manter caminhando enquanto ele caminhava, e correr quando ele corria, com 11:30 horas de prova já tinha garantido a categoria. Parei, fechando a prova com 99 voltas, um total de 89,100 km, ficando na 17ª posição geral e como campeão da categoria 30-34 anos.


Momento da premiação:






          Agradeço imensamente a minha esposa Michelli por me acompanhar e apoiar nessas "loucuras", ao Fabricio por ter feito o convite para correr na equipe MOVEmente, adorei o espírito da equipe, ao Elias Figueira pela companhia em alguns treinos, sou grato a equipe de apoio na prova composta por Davi Pessanha, Livia (esposa do Fabricio), Michelli, Jayane( minha irmã) e meu filho Davi de apenas 6 anos que me acompanha nessas aventuras, sem vocês nenhum resultado teria sido possível.

Ele como sempre, tem que estar com a medalha.





Resultados dos outros ultramaratonistas da equipe:

          Parabéns Fabrico Bastos, arrebentou na prova, saiu com cautela e no fim fez 113 voltas, totalizando 101,700 km, 10ª colocação geral e campeão de sua categoria.
Fabrício 1º na categoria 25-29 anos.
         Parabéns  Elias Figueira, outro estreante em Ultras, fez 92 voltas no percurso totalizando 82,800   km, ficando em 2º lugar na categoria acima de 60 anos.

Elias 2º em sua categoria.

Resultado geral da prova:


        
Equipe premiada.
          E no fim Fabricio presenteou Davi Pessanha com o troféu ganho.


4 comentários:

  1. Cara brilhante o seu relato, vi a sua garra se superando nessa corrida e no final vc colheu o fruto no pódio é isso ae parabéns, agora é descansar e pensar na próxima maluquice...kkk
    Boa semana e bom descanso,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge, é agora é descansar pois judiei do meu corpo, rsrsrs, abraços amigo!

      Excluir
  2. Parabens guerreiro, na proxima estaremos juntos... na pista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Erick, com certeza na próxima estamos na pista, abração!

      Excluir